AMEPLAN completa 26 anos

AMEPLAN completa 26 anos

No dia 21 de setembro a AMEPLAN – Associação Médica do Planalto – completou 26 anos de fundação.  A entidade está situada na rua Uruguai 2001, andar térreo, centro de Passo Fundo. 

Fundada no ano de 1994, a Associação Médica do Planalto - AMEPLAN, entidade sem fins lucrativos, congrega médicos de Passo Fundo e região do Planalto Médio. Sua origem, remonta ao ano de 1951, quando um grupo composto pelos médicos Admar Petracco, Elpídio Fialho e Paulo L. Azambuja perceberam a necessidade da criação de uma entidade voltada ao associativismo da classe.

Foi então criada a Seccional da AMRIGS, Associação Médica do Rio Grande do Sul, em Passo Fundo, cuja sede administrativa foi adquirida em maio de 1983, na gestão do Dr. Paulo Marroni. A inauguração foi em junho do mesmo ano, na administração local do médico Zenóbio P. Terto de Magalhães.

No ano de 1994, quando a Diretoria liderada pelo médico Carlos Antonio Madalosso convocou uma Assembleia Extraordinária, foi proposta a criação de uma entidade própria, justificada pelo fato de que há muito já possuía estrutura, tanto administrativa, como financeira. Ainda nesta Assembleia foi constituída uma comissão para elaboração do Estatuto que originaria a nova entidade.

Entre as finalidades da Associação estão: atuar pela união e defesa de todos os profissionais da medicina; promover o aperfeiçoamento da cultura médico-científica; contribuir e colaborar com o poder público para a solução dos problemas médico-sociais e com entidades comunitárias, bem como demais entidade médicas e promover a integração dos Associados através de atividades sociais e esportivas.

A AMEPLAN participa dos projetos na área da Saúde como: Feiras de Saúde, Campanhas de Prevenção, Palestras, Conselhos Municipais e Regionais, dando seu parecer e apoio e ou votando nas propostas.

A entidade oferece, ainda, uma moderna sede, onde os associados dispõe de sala de reuniões, secretaria, sala de cursos e anfiteatro.

A entidade vem ao longo destas quase três décadas cumprindo com sua missão que é de valorizar a medicina e atuar na defesa do profissional da medicina, além de promover sua maior integração com a comunidade.