Ações do Setembro Amarelo em Passo Fundo

Ações do Setembro Amarelo em Passo Fundo

Em Passo Fundo, para assinalar o Setembro Amarelo, mês dedicado a debater o tema do suicídio, um comitê foi montado para pensar essas ações. 

Promovida pela Prefeitura de Passo Fundo, em parceria com a UPF - Universidade de Passo Fundo - o Hospital da Cidade, o Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes, a IMED, a Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), a Associação Psiquiátrica do Planalto Gaúcho (APPG), o Núcleo de Apoio à Vida de Passo Fundo (Navipaf) e a Coordenadoria da Juventude, a campanha tem por objetivo alertar e conscientizar a comunidade.

Entre as ações, estão palestras, blitz educativa, debates, videoconferências, mesas redondas e estudos de caso. Na UPF, a programação será no dia 12 de setembro, com uma roda de conversa com o tema “Suicídio.com – autoextermínio na era da internet”. Participarão da conversa a professora Dra. Ciomara Benincá, a professora Dra. Bibiana de Paula Friderichs e a mestranda em Psicologia Maria Eugênia Benincá. A atividade inicia a partir das 19h20min, no auditório do curso de Odontologia, Campus I, e tem entrada gratuita.

Campanha Setembro Amarelo

A campanha Setembro Amarelo tem como objetivo a prevenção ao suicídio. A iniciativa foi criada em 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), junto ao Conselho Federal de Medicina (CFM). Por meio dessas ações, busca-se conscientizar a população sobre os fatores de risco para o comportamento suicida e orientar para o tratamento adequado dos transtornos mentais, que representam 96,8% dos casos de morte por suicídio.

Confira a programação do Setembro Amarelo:

10/09/218 - Blitz informativa sobre “Valorização da vida”
Local: Semáforos com 2 faixas sobre “ Prevenção ao Suicídio: Falar é a melhor solução” próximos ao Shopping Bella Cittá, sentido bairro/centro
Horários: 09h – 12h (manhã)
13h – 16h (tarde)
Participantes: Acadêmicos de Psicologia UPF (CEPAVI), IMED, URI e colaboradores HPBM

10/09/18: Mesa redonda com Rogério Riffel (Psiquiatra), Ciomara Benincá (Psicóloga) e Michele Scortegagna (Psiquiatra)
Tema: O suicídio : A inserção do profissional da saúde
Local: AFAXO (HCPF)
Horário: 19h

11/09/18 – Vídeo conferência com Nilson B. Neto, Psiquiatra, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Tema: Suicídio e Universidade: Reflexões sobre as relações de trabalho e estudo.
Locais: Auditório UFFS, HCPF (SE9)
Horário: 14h

12/09/18 – Roda de conversa: Suicídio na Mídia - Profa. Dra. Ciomara Benincá (Psicologia), Profa. Dra. Bibiana Friderichs (Comunicação Social) e Psic. Clínica Maria Eugênia Benincá
Organizador: CEPAVI UPF
Local : UPF - Auditório da Faculdade de Direito
Horário: 19h20min

19/09/18 –Estudos de caso sobre suicídio no meio acadêmico.
Organizador: Rogério Riffel ( Psiquiatra)
Local: Auditório UFFS
Horário: 14h

23/09/18 – Campeonato de Skate, Apresentações musicais, Divulgação da Campanha “Setembro Amarelo” e Encerramento da Semana da Juventude.
Organizador: Coordenadoria da Juventude
Local: Parque da Gare
Horário: 14h