Aprovada lei que oficializa Setembro Amarelo em Passo Fundo

Aprovada lei que oficializa Setembro Amarelo em Passo Fundo

Foi aprovado por unânimidade projeto de lei de autoria do vereador Márcio Patussi, por encaminhamento da APPG (federada ABP) e Hospital Bezerra de Menezes/Hospital da Cidade, que oficializa o Setembro Amarelo e o dia 10 e setembro como dia e mês oficial do Município de Passo Fundo - RS, para apoio as ações de prevenção e conscientização social ao suicídio.

A AMEPLAN, através de seu departamento de psiquiatria, é apoiadora da campanha na cidade e região. 

A APPG - Associação Psiquiátrica do Planalto Gaúcho e Hospital Bezerra de Menezes, irão desenvolver diversas ações em Passo Fundo para marcar a campanha "Setembro Amarelo" que é realizada em todo o Brasil e visa conscientizar a população sobre a prevenção ao suicídio.

Conforme o médico Psiquiatra, Rogério Riffel, Presidente da Associação Psiquiátrica do Planalto Gaúcho (federada à Associação Brasileira de Psiquiatria - APB); Diretor Técnico do Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes e Coordenador do Programa de Residência Médica em Psiquiatria UFFS/HC/HPBM, várias ações estão programadas.

O Setembro Amarelo, é o mês de conscientização e prevenção ao Suicídio, dentro do qual são previstas ações neste sentido. Dentre estas ações, a exemplo de várias cidades e capitais, e Passo Fundo como polo de saúde não poderia deixar de fazer parte, deverá ser colocada, a cor amarela em vários pontos de atração e circulação popular, seja em iluminação, seja em ornamentos ou faixas.

O principal foco das ações de mobilização será no dia 10 de setembro, dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, e na semana que circunda este dia, uma vez que será em um domingo, dia propício à apreciação e atenção destes pontos da nossa cidade.

Deverá ser realizadas, ainda, palestras e distribuição de material com informações de prevenção ao suciídio.

Na imagem o painel com o resultado da votação e aprovação da lei.